Segunda etapa do naipe masculino começa nesta quinta, em Saquarema (RJ)

Publicado em: 20/10/2020

Segunda etapa do naipe masculino começa nesta quinta, em Saquarema (RJ)
Arena montada no CDV para a disputa do Open (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A segunda etapa da temporada 2020/2021 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open começa nesta semana para o torneio masculino, em Saquarema (RJ), com presença dos melhores atletas da modalidade. Após as disputas do naipe feminino na última semana, será a vez dos homens entrarem em ação entre quinta-feira (22.10) e domingo (25.10), no evento construído dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV).

A competição conta com diversos protocolos de prevenção ao COVID-19, entre eles a ausência de público nas arquibancadas. Mas os fãs poderão conferir todos os lances do torneio ao longo das transmissões ao vivo realizadas no site voleidepraiatv.cbv.com.br, na fanpage da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook, e, a partir das semifinais, no sábado (24.10), exclusivamente nos canais SporTV.

Na etapa de abertura, André Stein e George (ES/PB) ficaram com o ouro ao superarem Arthur Mariano/Guto (MS/RJ) na decisão, por 2 sets a 0. O carioca Guto comemorou a estreia da parceria com Arthur já alcançando a final. Apesar da preparação, eles ainda não haviam disputado nenhum torneio oficial juntos antes da competição em Saquarema (RJ).

“Estamos trabalhando muito a consistência, que é uma coisa que precisamos, até por sermos uma dupla nova. No alto rendimento, detalhes fazem a diferença, então estamos buscando aumentar nosso entrosamento. Acertar detalhes e criar jogadas novas, tipos de levantamento e de sistemas de jogo novos. Estamos com muita vontade de jogar novamente, assistimos ao torneio feminino na última semana, vimos que foi um sucesso. Está sendo muito legal jogar lá no CDV, em Saquarema”, declarou Guto.

Quem também comemorou um bom resultado na abertura da temporada foi a parceria de Renato e Adrielson (PB/PR). Apesar de terem formado dupla nas categorias de base, sendo campeões mundiais Sub-21 em 2017, eles se juntaram no profissional pela primeira vez. Celebraram o pódio com a medalha de bronze, conquistada após vitória sobre Hevaldo/Saymon (CE/MS), mas querem evoluir mais.

“Estamos com a expectativa de jogar bem, não estamos nos cobrando por resultados. Sabemos que somos um time novo, queremos primeiro apresentar um voleibol consistente. Precisamos evoluir nosso entrosamento, treinar mais juntos. Renato mora em João Pessoa, eu aqui em Maringá, mas ele veio passar uma semana para chegarmos bem à essa segunda etapa”, disse Adrielson. “Precisamos ajustar nossa comunicação, entrosamento em quadra, para conseguir melhorar ainda mais nosso jogo. Estamos treinando bem para isso. Felizes com a estreia, mas queremos jogar ainda melhor, buscando evoluir”, completou Renato.

A fase principal do torneio, que começa na sexta-feira, contará com 20 equipes, sendo as 16 mais bem colocadas do ranking de entradas, e outras quatro classificadas na disputa do qualifying (classificatório), que ocorre na quinta-feira. No qualifying, 20 times disputam partidas eliminatórias diretas, com os vencedores dos quatro jogos finais garantindo a vaga.

Os quatro melhores primeiros colocados dos cinco grupos vão direto às quartas de final, enquanto o primeiro colocado com pior campanha disputa a repescagem junto dos cinco segundos colocados e dos dois melhores terceiros. Desta fase em diante, a competição segue no formato eliminatório direto até as disputas de medalha.

Os 16 times garantidos na fase principal do torneio pela posição no ranking de entradas são André Stein/George (ES/PB), Evandro/Bruno Schmidt (RJ/ES), Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Arthur Mariano/Guto (MS/RJ), Hevaldo/Saymon (CE/MS), Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES), Renato/Adrielson (PB/PR), Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR), Oscar/Thiago (RJ/SC), Fábio Bastos/Allison Francioni (CE/SC), Felipe Cavazin/Marcus Carvalhaes (PR/RJ), Bruno/Jô (AM/PB), Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR), Harley/Fernandão (DF/ES), Adelmo/Moisés (BA) e Rafael/Lipe (PR/CE).

O espaço de jogo foi montado nas quadras de areia já existentes no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, onde são realizados os treinamentos das duplas que representam o país em torneios internacionais. A arena central fica na área onde antes havia quatro quadras. Poucos metros adiante, outras duas quadras foram transformadas na arena número dois, que também receberá partidas.

A estrutura no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV) conta com duas quadras de jogo e duas quadras de aquecimento, além de atendimento fisioterápico, médico, restaurante para todas as refeições, hospedagem para todos os atletas e membros das comissões técnicas.

Protocolo de prevenção 

Todos os atletas realizaram um teste inicial para COVID-19 antes da competição. O resultado foi enviado à CBV e, só diante disso, confirmada a inscrição. Um dia antes da estreia na competição, os atletas chegam a Saquarema, respondem a um questionário sobre sintomas, aferem a temperatura, oximetria e realizam novo teste de COVID-19. 

Em caso de mais um resultado negativo, o atleta entra na disputa. A partir do momento em que entra no CDV, o atleta só sai após a eliminação ou no último dia para retorno. O protocolo será exatamente o mesmo com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV. 

As outras três etapas da temporada 20/21 já possuem datas. A terceira parada será de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino), também no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV). O quarto torneio será de 2 a 6 de dezembro, e o quinto de 16 a 20 de dezembro, com possibilidade de realização dos dois naipes de maneira simultânea. Os locais ainda serão divulgados.

CIRCUITO BRASILEIRO OPEN DE VÔLEI DE PRAIA 
2ª Etapa - Temporada 20/21 
Local: Centro de Desenvolvimento de Voleibol, Saquarema (RJ) 
Data: 22 a 25 de outubro 
Horários: Quinta - 8h às 17h; Sexta - 8h às 17h;  
Sábado - 9h às 11h, 13h às 15h e 19h às 21h; Domingo - 10h às 12h 
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV e SporTV 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Bet7k

COPATROCINADOR

Parceiros Oficiais